Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 08:30 - 18:00
0800 Seguradoras Área do Cliente

Obras de Arte em Museus e Galerias:


O roubo de uma obra de arte é apenas um dos riscos e, não chega a ser o maior deles, uma vez que ela ainda pode ser recuperada após investigação por autoridades competentes. A maioria dos sinistros são danos causados por transporte ou por má acomodação, no entanto, o principal risco são os incêndios, uma vez que a perda é total.

Com uma apólice all risks, a companhia pode segurar acervos fixos ou em eventos. A cobertura inclui: incêndios, roubos, quedas no transporte e até a exposição temporária em museus e galerias, proporcionando garantia ‘prego a prego’, que envolve todas as etapas do transporte das obras até o retorno ao local de origem. Alguns riscos não têm cobertura do seguro, como infiltrações e ataque de cupins, por serem considerados descuidos do segurado.

O valor da obra de arte é apenas um dos critérios que orientam o custo da apólice. Um dos riscos que influenciam bastante é o de incêndio. Para avaliar o custo dessa garantia, a seguradora vai levar em conta o local em que a obra se encontra, a região onde o imóvel está situado, a existência ou não de sistemas de segurança e alarme, a estrutura da construção e as condições da instalação elétrica.

Nós ajudamos a desenvolver apólices exclusivas por meio da análise de riscos de fatores como o local que a obra ficará exposta, a transportadora utilizada e o tipo da peça (quadros, vasos, esculturas), já que cada situação possui sua singularidade. Saber precificar diferentemente cada um dos casos é o que deixa o valor do seguro mais acessível.

Frequentemente, não é feito nem mesmo a cotação de seguro para obras de arte pela suposição de que ele custa muito caro, o que é um grande equívoco, pois o valor do prêmio geralmente gira em torno de 1% da avaliação do objeto.